Quando amamos alguém, o que queremos é que essa pessoa tenha sempre conquistas especiais em sua jornada na vida..... Eu amo o Brasil e estou muito preocupada com o seu legado após Copa do Mundo.
Ouço sempre: "Imagina na Copa".... e estou realmente preocupada com o que acontecerá depois...: "Imagina depois da Copa!"
O legado do
esporte é sempre a disciplina, a determinação, a força, a coragem, a superação,
o respeito ao próximo, a camaradagem, o traçado de metas, o reconhecimento da
derrota e o saber “dar a volta por cima”. Qualidades de um verdadeiro cidadão
que deseja viver numa sociedade justa e organizada.
Mas e um legado de um mega evento em um país subdesenvolvido?
Como foi na África do Sul: O custo de manutenção dos estádios é maior que a capacidade de arrecadação. No Brasil: Quatro estádios públicos correm riscos de não conseguirem se manter após a Copa: Manaus, Cuiabá, Brasília e Natal, pois não há grandes clubes de expressão para fazer uso pleno das instalações. Fora outros tantos gastos administrados pelo poder público que não espelham o que o país realmente precisa.
Falando agora da Alemanha, primeiro mundo, europeus e céticos, durante todo o processo anterior a Copa do Mundo de 2006 criticou intensamente o poder da FIFA sobre decisões que na realidade são de responsabilidade da população. Neste caso conseguiram que o Estádio Olímpico de Munique não fosse alterado, e com um plebiscito escolheram construir em outro local a Allianz Arena, sem investimento em dinheiro público.
Enfim, o maior legado para os brasileiros será, com certeza, a conscientização que temos que nos mobilizar para evitar que o mandantes não façam o que bem quiserem em benefício próprio, espero que tenhamos mais maturidade como nação e maior pode de crítica. E ainda assim estaremos pagando a conta...
"O povo não pode temer seu estado. O estado deve temer seu povo" (Filme: V de Vingança)
Fim de tarde na Praia do Belo - Ilha do Mel (3 olhares)



Sem comentários:
Enviar um comentário